Semana do Meio Ambiente: Prefeitura coleta mais de 1,4 toneladas de lixo eletrônico

09 de junho de 2014

Como parte da programação das atividades da "2ª Semana do Meio Ambiente", a Prefeitura de Capela do Alto realizou na última quinta-feira (5), a coleta de lixo eletrônico. Cerca de 1,4 toneladas de material inservível foram depositados pelos munícipes nos eco pontos.

A preocupação do Departamento Municipal de meio Ambiente com o recolhimento deste tipo de lixo se deve principalmente ao seu potencial poluidor, já que estes equipamentos são fabricados com metais pesados altamente tóxicos, que em contato com o solo contaminam as águas subterrâneas e se queimados poluem o ar e podem causar doenças graves.

Os alunos das unidades escolares capelenses também participaram da coleta levando o lixo eletrônico na escola, onde a Secretaria Educação recolheu o material e entregou nos eco pontos. Os materiais mais descartados pela população foram (celulares, computadores, televisores, vídeo cassetes, vídeo games, máquinas fotográficas, etc).

Após o término da coleta, todo o material recolhido foi encaminhado para a uma empresa, especializada na reciclagem de eletroeletrônicos, situada na cidade de Sorocaba

"Hoje todo cidadão tem alguma aparelho eletrônico inservível em sua residência devido aos avanços tecnológicos, por isso com essa coleta estamos buscando incentivar o descarte correto desse lixo, sem poluir o solo ou o ar de nossa cidade", frisou o diretor de Meio Ambiente Mi Gomes.

Como fazer a destinação correta de lixo eletrônico
O Departamento de Meio Ambiente orienta os moradores que perderam a coleta realizada nesta semana, para que entrem em contato através do 3267-1397 para receber orientação, de como destinar o material eletrônico.