Saúde: Informatização do agendamento de consultas médicas torna atendimento nas unidades mais rápido

14 de julho de 2014

Saúde

,

Desde abril deste ano, os agendamentos nas Unidades de Saúde de Capela do Alto saíram do papel e passaram a ser organizados através de um sistema informatizado e isso acarretou algumas mudanças. Além do cartão do SUS e do posto, o paciente deve levar também um comprovante de endereço.

Uma das mudanças é que agora existem dias específicos para os pacientes agendarem suas consultas. Todo final do mês as recepções das unidades estarão com a relação dos dias abertos para os agendamentos.

O que também mudou é que o paciente deve ser atendido na Unidade de Saúde próxima do seu endereço. De acordo com a enfermeira Fabiana Paschoal, a medida serviu para desafogar os atendimentos na UMS do centro. "Muitas pessoas saíam de seus bairros para serem atendidas aqui - UMS -, alegando que o atendimento era melhor e acabava não sobrando vagas para as pessoas que moram aqui", explica.

"Os médicos são os mesmos, o Ginecologista, por exemplo, além de atender na UMS também atende no Porto", conclui Fabiana.

A medida está dando certo e, além da organização, a demanda de pacientes vem sendo atendida. "Essas medidas já existem em várias cidades da região, por isso também modernizamos nosso sistema", conta Alex Ezídio, Diretor de Saúde do município.

Exceção
Caso não haja vaga nas Unidades dos bairros, o paciente deve pedir que o posto entre em contato com a UMS de Capela do Alto solicitando uma vaga que, se estiver disponível, será marcada.