Prefeitura intensifica ações contra escorpiões em escola municipal

24 de outubro de 2023

Saúde

A Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Tereza Quevedo Lopes e a APAE têm enfrentado um problema com o aparecimento de escorpiões. Essa situação tem gerado preocupação, principalmente em relação à segurança das crianças que frequentam as escolas.

Para lidar com essa questão, têm sido realizadas várias ações com o objetivo de controlar e minimizar a presença dos escorpiões nas instalações das escolas. Entre as medidas adotadas, destacam-se o fechamento de trincas e buracos nas paredes e pisos, a vedação de portas e janelas, a colocação de telas protetoras em ralos e grelhas, além da limpeza periódica das áreas comuns.

Além disso, foi implementada uma rotina de varredura realizada pelos funcionários antes do início das aulas, a fim de identificar e remover quaisquer escorpiões que possam estar presentes nas dependências da escola. Essa medida visa garantir um ambiente seguro para os alunos.

Uma parceria entre a Vigilância Sanitária e os Agentes de Controle de Endemias tem sido fundamental nesse processo. Semanalmente, são realizadas inspeções noturnas utilizando lanternas ultravioleta, uma técnica que permite identificar a presença dos escorpiões mesmo no escuro. Essa abordagem tem se mostrado eficaz na localização e captura dos artrópodes, contribuindo para evitar sua reprodução e proliferação.

É importante ressaltar que todas essas ações estão sendo implementadas com o objetivo de proteger as crianças e garantir um ambiente seguro nas escolas. A localização das instituições em uma área propícia ao aparecimento de escorpiões torna essas medidas ainda mais necessárias.

As autoridades responsáveis estão empenhadas em controlar essa situação e continuam monitorando de perto a presença de escorpiões nas escolas. A segurança e o bem-estar dos alunos são prioridades, e todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para garantir um ambiente educacional livre desse risco.

Para maiores informações a Secretaria Municipal de Educação está a disposição dos pais e comunidade através dos números 15 3267 1210 - Celular 15 99633 7432