Capela do Alto recebe pelo segundo ano consecutivo, certificação do Programa Município Verde Azul

11 de dezembro de 2014

Esportes

O diretor de Meio Ambiente de Capela do Alto, Mi Gomes, esteve na tarde desta quinta-feira 11, na cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes para receber a certificação do Programa Município Verde Azul, emitida pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Capela do Alto ganhou a certificação pelo segundo ano consecutivo.

Para receber esta certificação, os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa Município Verde Azul. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

De acordo com o diretor Mi Gomes, saneamento básico, plantio de árvores e recuperação de nascentes contabilizaram muito para se manter com certificado. "Esse ano iniciamos o serviço de tratamento de esgoto no Distrito do Porto, tivemos avanços quantitativos na reciclagem, milhares de mudas foram plantadas no munícipio, incluímos lei para preservação do meio ambiente e outras ações importantíssimas. Mas o resultado tem grande participação da população que fez a sua parte para atingirmos o objetivo", concluiu o diretor.

Os municípios com nota acima de 80 são reconhecidos pelo exemplo ambiental e recebem o prêmio Município VerdeAzul. O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição - FECOP.

Durante o evento o prefeito Marcelo Soares da Silva comentou sobre o excelente resultado. "Assumimos o município em 2009 com a vergonhosa pontuação de 19,70. Com muito trabalho e esforço viemos crescendo, e em 2013 chegamos aos 83 pontos, e nesse ficamos entre as 30 primeiras cidades do estado e conquistamos 91 pontos", comemorou o prefeito.

A cerimônia contou com as presenças do governador Geraldo Alckmin e do secretário estadual de Meio Ambiente, Rubens Naman Rizek Júnior.

Classificação de Capela do Alto no últimos anos:

Ano

Posição entre as cidades