Vacinação acelerada faz despencar internações gerais e mortes por Covid-19 em Capela do Alto

26 de janeiro de 2022

Saúde

Vacinação acelerada faz despencar internações gerais e mortes por Covid-19 em Capela do Alto


A prefeitura de Capela do Alto através do Departamento de Comunicação em parceria com a Secretaria de Saúde realizou um levantamento para comparar o efeito da vacinação na população capelense.


Foram levantados os dados de abril de 2021, mês com mais mortes pela doença no município, com janeiro de 2022, mês com mais casos positivos desde o início da Pandemia. Os números são surpreendentes: em abril de 2021 foram registrados 320 casos positivos, 29 internações e 17 mortes por covid-19; em janeiro deste ano, até o dia 26 de janeiro, foram registrados 817 casos positivos, 02 internações e 01 morte pela doença.


A drástica redução de casos de mortes e internações se dá, apesar do número ser quase 3 vezes maior que abril de 2021, segundo a secretaria da saúde, pelo alto índice de vacinados em Capela do Alto, estima-se que 97% da população já recebeu pelo menos 02 doses da vacina no município, o que garante o 32º lugar no ranking de vacinação em todo Estado e entre as 05 melhores cidades com população com mais de 20 mil habitantes em SP.


Em Abril do ano passado a vacinação ainda caminhava a passos curtos, eram apenas 13% da população imunizada com a primeira dose e 7% com duas doses da vacina.


A vacinação é fundamental para continuar derrubando os casos graves e mortes pela doença. No Brasil cerca de 80% dos internados e mortes pela doença são de pessoas que não tomaram ou não completaram o ciclo de vacinação.
Vale ressaltar que a transmissão segue em alta em todo país e, Capela do Alto não tem sido diferente, portanto vale ressaltar os cuidados básicos: distanciamento, uso de máscaras, álcool gel e evitar aglomerações.