05 de fevereiro de 2020

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde informa que estará realizando a Semana Estadual de Mobilização Social contra o mosquito Aedes aegypti, de 10 a 14 de fevereiro de 2020.
Estamos sem transmissão em nosso município até o momento, porém não podemos vacilar, pois municípios vizinhos como Sorocaba e Iperó decretaram na semana passada que estão enfrentando epidemia de Dengue.
Vamos todos mobilizar e eliminar criadouros e garantindo que não apareçam novos focos do mosquito Aedes aegypti em nosso município. Convidamos você e a sua família a se juntar conosco no combate ao mosquito Aedes aegypti.
Com pequenas ações de prevenção em nosso dia-a-dia podemos vencer esse mosquito:
-basta tirar 10 minutos do dia para verificar se existe algum tipo de depósito de água no quintal ou dentro de sua casa, desprezar toda água.
- uma vez por semana, lavar com água e sabão esfregando com escova os pequenos depósitos móveis, como vasilha de água do animal de estimação e vasos de plantas.
- descartar o lixo em local adequado, não acumular no quintal ou jogar nas ruas, em praças e terrenos baldios.
-limpar as calhas, retirando as folhas que se acumularam no inverno também é importante para evitar pequenas poças de água. Cada pessoa pode ser um vigilante permanente de atenção à saúde, em sua casa e cuidar de sua família, vizinhança, bairro, enfim de sua cidade. Com isso não teremos casos de dengue, zika e chikungunya em nosso município.
-uso de repelentes diariamente.

Importante:
Caso você ou alguém da sua família apresentar sintomas como dor de cabeça, febre, dor no corpo, manchas na pele, dor retroorbital (atrás dos olhos), mal estar, entre outros sintomas, procurar uma Unidade de Saúde mais próxima da sua casa ou o Pronto Socorro Municipal.