Projeto SacoLona de Capela do Alto participa de feira internacional de sustentabilidade em São Paulo

12 de novembro de 2014

Meio Ambiente

,
O Projeto Sacolona, realizado em Capela do Alto pela Aproartes (Associação de Costureiras para Produção de Reciclados com Lonas Plásticas e Uniformes) e pela CCR SPVias, está participando a partir de hoje, dia 11 de novembro, da 16ª FIMAI (Feira Internacional de meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade), no Pavilhão Azul, do Expo Center Norte, em São Paulo.
A feira, que vai até quinta-feira, dia 13, é o mais importante evento do setor de Meio Ambiente Industrial na América Latina por mostrar diversas opções na área ambiental com trabalhos desenvolvidos em busca da sustentabilidade.

Em Capela do Alto, o projeto Sacolona começou em março de 2013 e já produziu diversos produtos, gerando emprego e mudando a vida de diversas costureiras do interior do Estado de São Paulo.

O objetivo do projeto é reutilizar as lonas que já foram usadas nas rodovias e transformá-las em acessórios como bolsas, pastas, nécessaires, estojos, capas para notebook, porta-moedas, portavinho, etc.

De acordo com o relações institucionais da CCR SPVias, Alexandre Spadafora, apoiar esse projeto é reforçar o compromisso que a Concessionária possui com o desenvolvimento socioambiental da região onde atua. "Além de evitar que as lonas utilizadas pela CCR SPVias sejam descartadas em local impróprio, também contribuímos para a geração de renda da população, visto que todo o material produzido pela Aproartes é vendido e a receita é integralmente dividida entre as costureiras", afirma.

Na 16ª FIMAI, o Projeto SacoLona também apresentará itens produzidos pela associação de costureiras de Santana de Parnaíba, que é apoiada pela CCR ViaOeste.

O Projeto
O SacoLona começou em agosto de 2008 em Ponta Grossa (PR) com o repasse de lonas e uniformes descartados para serem transformados em bolsas customizadas, estojos escolares,
nécessaires, bolsas universitárias, aventais, sacolas de feira, entre outros.

O Projeto SacoLona está presente em todo o Grupo CCR e conta com mais de 30 empresas parceiras e doadoras nos municípios de Ponta Grossa (PR), Capela do Alto (SP), Niterói (RJ), São José dos Campos (SP) e Santana de Parnaíba (SP). Por ano, em média, entre 5 e 10
toneladas de lonas são recicladas. Em 2013 foi lançado o site www.sacolona.com.br 

Como adquirir produtos do SacoLona?
Quem estiver interessado em adquirir produtos SacoLona ou empresas que desejem participar do projeto doando lonas, banners ou consumindo os produtos confeccionados pelas costureiras, podem entrar em contato com a Aproartes através do telefone (15) 99705-6694 (Mônica ou Cleonice) ou pelo e-mail: sacolona.aproartes@gmail.com