Prefeitura e CMDCA realizam a "l Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente"

28 de abril de 2015

Aconteceu nesta terça-feira (28), no auditório da APAE de Capela do Alto, a primeira etapa da "Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente".

A ocasião contou com a presença do prefeito em exercício, Donisete Menck, do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Aluísio de Oliveira, de membros do Conselho Tutelar, de profissionais da área da educação e alunos das escolas Maria Elza Lázara Lopes e Marcilio Leite de Almeida.

Durante o evento, alunos assistiram á palestras e se reuniram com profissionais para formularem e votarem propostas sobre a promoção e defesa dos direitos da criança e dos adolescentes.

"Estamos organizando uma politica em proteção dos direitos das crianças e adolescentes para os próximos dez anos. Esta conferência é o primeiro passo. Após isso, as propostas elaboradas pelos alunos serão levadas a esfera regional, estadual e federal", explicou Aluísio de Oliveira, presidente do CMDCA.

O evento foi abrilhantado por apresentações de crianças do Projeto Guri. Amanhã, a partir das 07:30, acontece a segunda parte da Conferência.

Confira o relatório da I Conferência Municipal do CMDCA de Capela do Alto: https://capeladoalto.cidadeinteligente.app.br/storage/site/noticias/2015/04/1352/arquivo-31.pdf

Atualização - 04/05)
Segundo dia
No segundo dia da "Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente", realizada na última quinta-feira, no auditório da APAE, alunos, educadores e Conselho Tutelar se reuniram para discutir questões sobre politicas de proteção dos direitos das crianças e adolescentes para os próximos dez anos.

Além de assistirem palestras sobre o protagonismo da criança e do adolescente, o controle social e a ação da Gestão Política nos Direitos da Criança e do Adolescente, os alunos participaram de uma dinâmica, onde tiveram que se dividir em grupos e montar partes do corpo humano usando jornal.

"Os alunos perceberam que fazem parte de uma rede de interação e que, mesmo tendo opiniões diferentes, como ficaram os braços e pernas do boneco, é possível fazer parte de um corpo transformador", explicou Aluísio de Oliveira.

Os participantes da conferencia se reuniram e formularam propostas que serão levadas ás esferas regional, estadual e federal por quatro delegados escolhidos por voto: Aluísio de Oliveira, Camila Vasconcelos, Carlos Roque e Janete Salas. Outros quatro suplentes foram eleitos: Raquel Floriano, Priscila Gonçalves, Marcos Cleto e Pedro Roberto de Almeida.

Para representar os adolescentes, Maria Clara Wincler Machado e Maria Caroline Menck foram eleitas como delegadas titulares e João Vinícius R. Dias de Lara e Natália Domingues Fernandes da Silva eleitos como suplentes.