Parque Tecnológico reúne prefeitos da região para debates sobre economia

18 de dezembro de 2020

Desenvolvimento Econômico

Prefeitos e autoridades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) se reuniram, na manhã de ontem (17), no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), para debater a retomada da economia e trocar experiências sobre o desenvolvimento econômico com foco na atração de empresas e geração de empregos.

Por meio de palestras, os participantes conheceram os desafios que os municípios terão pela frente na busca pelo desenvolvimento econômico, principalmente diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que segue afetando, de forma direta, muitos setores e serviços.

Segundo a  prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), os próximos anos serão os mais desafiadores das últimas décadas. “Os novos gestores municipais terão de lidar com a queda da arrecadação de tributos causada pela Covid-19, com o aumento do desemprego, com o fim do auxílio emergencial do governo federal e com a demanda reprimida nos serviços de saúde”, comenta.

Já o prefeito reeleito de Capela do Alto, Péricles Gonçalves (PSDB), o Kéke, parabenizou o Parque Tecnológico pela organização do fórum que, segundo ele, fortalece a Região Metropolitana. “Temos de encontrar meios para priorizar setores e buscar investimentos para esta região que tem grande potencial.”

Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social e diretor-titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, abriu a série de palestras falando sobre “Os fundamentos para a atração de indústrias nos municípios”. Conforme ele, o fórum organizado pelo PTS foi fundamental para demonstrar aos prefeitos eleitos e reeleitos alguns caminhos para atrair investimentos, além de desburocratizar e facilitar a abertura de novas empresas com ferramentas mais ágeis como, por exemplo, a abertura de empresa on-line.