Vigilância Sanitária inicia trabalho contra a capina química

17 de novembro de 2016

Meio Ambiente

,

A Vigilância Epidemiológica - VISA, e Agentes de Endemias do município, vem fazendo um trabalho o ano todo no combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, mosquito causador de doenças como Febre Amarela, Dengue, Zika e Chicungunya. Segundo a equipe, o objetivo é conscientizar a população capelense sobre a necessidade de limpeza dos terrenos e lotes vazios para que os mesmos não sirvam como depósito de lixo, evitando que recipientes acumulem água parada servindo de possíveis criadouros para esse mosquito.
A equipe informou ainda que, haverá uma fiscalização mais rigorosa a partir do mês de novembro, onde há um aumento na incidência de casos de Dengue. Os proprietários de lotes e terrenos serão informados que é terminantemente proibida a prática da capina química, bem como praticar queimada para efetuar a limpeza desses lotes e terrenos, sujeitos a multa. Segundo a equipe, a capina química é um procedimento que consiste na remoção de plantas daninhas utilizando produtos químicos ilegais como herbicidas e agrotóxicos (mata-mato) no combate a determinadas plantas utilizando produtos com agentes nocivos à saúde e que também causam danos ao meio ambiente.
"A idéia é conscientizar a população sobre os riscos à saúde e ao meio ambiente; atuando de forma preventiva no combate de doenças como a Dengue e prevenção à possível intoxicação de crianças, adultos, animais domésticos, solo, lençóis freáticos, jardins, árvores entre outros", disse a enfermeira Elaine Cristina M.V. de Camargo, coordenadora da Divisão VISA/ Vigilância Epidemiológica do município.