Sebrae-SP realiza oficina de inovação em Capela do Alto

08 de abril de 2019

Educação

O Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura Municipal de Capela do Alto, por meio do projeto “Cidade Empreendedora”, realizou no último dia 27 de março uma oficina de inovação para 12 empresas do município com o objetivo de levar conhecimento e informação sobre os processos de inovação nos pequenos negócios e reflexão sobre a teoria “Jobe to be Done”. Além disso, os empresários tiveram a oportunidade de realizar uma auto avaliação sobre as empresas e suas práticas de gestão, analisando de qual forma poderão implantar novos processos que facilitarão o dia a dia e o processo evolutivo dos negócios.

A oficina serviu ainda como um processo de seleção das empresas que vão participar do programa gratuito ALI – Agentes Locais de Inovação. O Programa ALI é uma parceria entre CNPq e Sebrae, no qual encontra-se em seu terceiro ciclo, de cara nova. As ferramentas foram desenvolvidas pela fundação CERTI – especialista em inovação – e traz o que há de mais moderno em ferramentas para desenvolvimento de novas soluções. A metodologia é baseada em design thinking e promove uma provocação ao fazer com que a empresa pense pela ótica do cliente.

A empresária Laís, sócia da lanchonete Coronel Burger, já começou a sentir na pele essa provocação positiva. Em seu primeiro contato com o Sebrae-SP, ela garante que essa mudança de ponto de vista está sendo muito válida para o crescimento do seu negócio. “Estamos mesmo precisando de novas ferramentas para gerir melhor a nossa empresa. Pudemos perceber na oficina que estamos pensando em resolver os problemas sem pensar com a cabeça dos clientes, que é o fundamental. Estamos dispostos e ansiosos para começar o programa ALI para trazer melhorias e bons resultados à empresa”, comenta.

O programa, que conta com dez encontros entre o agente e a empresa, propõe uma construção coletiva, visto que indica que os colaboradores vivenciem a experiência junto com o gestor. Haverá dois ciclos do programa, de oito meses cada um, onde o Sebrae irá atender até 120 empresas em cada ciclo, em toda a região de atuação. Em Capela do Alto espera-se que 20 empresas sejam atendidas ao longo dos dois ciclos.

Presente na oficina, o prefeito de Capela do Alto Péricles Gonçalves, o Keke, destacou a importância da capacitação dos empresários. Na visão dele, a busca pela inovação pelos empreendedores irá proporcionar um maior desenvolvimento econômico e social para o município de Capela do Alto.