REGIÃO ENTRA EM COLAPSO PELA FALTA DE LEITOS HOSPITALARES

22 de março de 2021

Segurança

Capela do Alto registrou 03 mortes de pacientes que aguardavam vaga para hospitais de média e alta complexidade. O município, mesmo não recebendo recursos para atendimento de média e alta complexidade, está fazendo tudo que pode, inclusive intubando capelenses com quadros agravados da doença. Alguns pacientes estão aguardando vaga há quase 01 semana na ala de covid do município, que chegou contar com 05 capelenses aguardando vaga. Segundo a secretaria da Saúde, Capela do Alto mantém uma ala especial com profissionais exclusivos atendendo 24 horas por dia 07 dias por semana como uma das principais medidas no enfrentamento da Pandemia desde o início. A ala conta com médicos e enfermagem 24 horas, além de 11 leitos, sendo: 09 de enfermaria e 02 de estabilização.

O mês de março, já é desde o dia 20, o mês com mais casos da doença desde o início: foram 115 casos positivos e 05 mortes, colocando março como pior mês da pandemia, mesmo restando 1/3 para encerrar o mês. Há também um grande medo que falte medicamentos, oxigênio e kit para intubação nos próximos dias, o que agravaria e aumentaria muito o número de mortes pela doença.

É preciso que a população entenda a gravidade da doença, distanciamento, uso de máscaras, álcool em gel, evitar reuniões, mesmo que pequenas, não visitar familiares, principalmente os do grupo de risco, podem salvar vidas. Capela do Alto vive hoje o pior momento de sua história e é lamentável que nem todos estão se cuidando.

Prefeitura Municipal de Capela do Alto