Febre Amarela

16 de julho de 2019

Saúde

IMPORTANTE

       O Departamento do Meio Ambiente e a Vigilância Epidemiológica de Capela do Alto confirmaram ter encontrado mais um macaco da espécie “sagui” no município. O animal foi localizado na sexta-feira (05/07) à tarde, no “Condomínio Altos de Capela”. O animal foi encontrado pelo segurança do condomínio que relatou que o animal se encontrava no chão debaixo de uma árvore e apresentava-se desorientado, porém sem sinais de lesões aparentes. O animal foi recolhido pelo Departamento do Meio Ambiente, e no domingo dia (07/07) pela manhã o animal foi encontrado morto.

,
sagui 2019

,
sagui 2019

     O Departamento do Meio Ambiente entrou em contato com a Vigilância Epidemiológica, por se tratar de uma morte suspeita.  A Vigilância Epidemiológica manteve o animal morto sob refrigeração por se tratar de facultativo e feriado (08/07 e 09/07) na região. Na quinta-feira(11/07) o animal foi encaminhado para Sorocaba na Universidade-UNISO, o qual o município tem parceria para realização de necropsia e coleta de amostras para análise tendo como principal suspeita: animal infectado por “Febre Amarela”; uma vez que tivemos uma Epizootia positiva no município em 2018.

 

A Secretaria Municipal de Saúde alerta:

“Não deixe que doenças já erradicadas no país voltem. Previna-se! Vacine-se!”

 

     Não podemos deixar de buscar as vacinas disponíveis nas salas de vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Não vamos deixar que doenças já erradicadas no Brasil voltem a assombrar as nossas crianças, nossos familiares! Lembrem-se que a saúde não é uma responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde, das secretarias, dos profissionais e dos médicos. É de todos nós. Mantenham o cartão de vacinas atualizado!