Capela do Alto terá instalação de containers para auxiliar na coleta de lixo

14 de março de 2016

A Prefeitura de Capela do Alto vai iniciar nos próximos meses o projeto de instalação de containers para mecanização da coleta de lixo. A ação será desenvolvida em 3 etapas sendo o primeiro lote de equipamentos destinados para região central e os bairros: Cullaus, Jardim Casa Nova, Jardim Maria de Lourdes, Higino Moreira, Residencial Nogueira, Portal São Francisco e Vila Verti I, II e III.

Com essa nova conquista o serviço será mecanizado agilizando o serviço de coleta nessa parte da cidade, onde encontra-se a maior concentração de lixo. Serão aproximadamente 200 containers, sendo, 180 para lixo úmido (restos de comida, casca de frutas e papel higiênico) e 20 para material reciclado, que serão distribuídos de maneira estratégica próximo aos comércios. O valor do investimento será de aproximadamente 400 mil reais.

"Uma das prioridades do Governo Municipal é a limpeza pública que vem sendo realizada diariamente no município com caminhões coletores e compactadores que trabalham intensamente no serviço da coleta. Com esse novo modelo, o cidadão deverá descartar o seu lixo nos containers, e assim facilitando o serviço, além de dar mais agilidade e gerar economia, o novo sistema irá melhorar as condições de trabalho dos coletores", explicou o diretor de Meio Ambiente e idealizador do projeto, Mi Gomes.

Segundo o prefeito Marcelo Soares da Silva, é importante que toda a população e empresários se conscientizem da necessidade de jogar o lixo de sua casa ou comércio dentro desses containers, contribuindo para que o mesmo fique adequadamente acondicionado aguardando a coleta.

A nossa próxima meta será atingir toda área urbana do município, sendo o novo projeto já protocolado no FEHIDRO - Fundo Estadual de Recursos Hídricos e aguardando análise para possível liberação de recurso.

Lixeiras e projeto ambiental
Além dos containers, o projeto contempla 380 lixeiras, sendo 260 de lixo úmido e 120 para lixo reciclado, que serão fixadas em postes de iluminação e sinalização, onde os cidadão poderá descartar os "resíduos de percurso" tipo: embalagem de sorvete, papel de balas, copo de água e garrafa de água. Cada equipamento terá uma chapa metálica onde os fumantes poderão apagar o seu cigarro antes de dispensar na lixeira, evitando assim que o lixo pegue fogo.

Nos próximos meses o projeto ambiental será realizado nas escolas para ensinar como utilizar os novos equipamentos e assim os alunos serão os agentes multiplicadores para os pais e vizinhos.