CAPELA DO ALTO INICIA AULAS NO CIEBP - CENTRO DE INOVAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PAULISTA E OFERECE AULAS DE ROBÓTICA, PROGRAMAÇÃO, PROTOTIPAGEM, CULTURA MAKER E CAMINHA PARA SE TORNAR UMA SMART CITY

12 de abril de 2022

Alunos da rede pública municipal já iniciaram as aulas no novo centro de educação tecnológica de Capela do Alto. O CIEBP chega para avançar a qualidade da educação e preparar os capelenses para os novos desafios do mercado de trabalho, do empreendedorismo e para a forte industrialização que o município está vivendo.

Através deste espaço os alunos terão oportunidade de acessar as ferramentas tecnológicas e desenvolverem até mesmo novas startups. O CIEBP conta com sete espaços distintos, onde são realizadas formações e atividades, ancoradas nas mais diversas metodologias ativas, que vão desde a ideação de projetos utilizando Design Thinking, passando por atividades de programação, Educomunicação e “mão na massa”, até a prototipação. Conheça mais sobre cada espaço a seguir.

Hub de Inovação

Espaço para EdTechs, educadores, estudantes e empreendedores desenvolverem, validarem e colocarem em prática ideias inovadoras e, assim, contribuírem para a transformação da Educação Pública de São Paulo.

Computac¸a~o na pra´tica

Espaço de imaginação, criatividade e raciocínio lógico para desenvolver atividades plugadas e desplugadas, de maneira lúdica e criativa, a fim de todos compreenderem o pensamento computacional.

Estúdio
Neste espaço, as ideias são transformadas em formato multimídia, com o desenvolvimento de atividades alinhadas à Educomunicação, contando com infraestrutura básica para a realização de gravação, edição e transmissão de conteúdos audiovisuais.

Cultura Maker
O ambiente tem como foco a Cultura Maker, que contempla o fazer, o construir, o experimentar e o criar, utilizando sucata e componentes eletrônicos no desenvolvimento de robôs e protótipos, bem como a programação.

Cultura digital
Espaço para o desenvolvimento de atividades alinhadas à Educomunicação, produções audiovisuais e pensamento computacional, por meio do uso da tecnologia, propiciando a todos o aprofundamento nos diversos modos de fazer, criar, inovar e distribuir significados típicos da cultura digital, atrelados ao uso consciente, ético e crítico em suas diversas aplicações no mundo digital. Assim, estimular a criatividade.

Robótica e Modelagem
O Espaço de prototipagem e criatividade envolve reconstrução e criação. Criam-se modelos em Arduino, Microbit e Minecraft, e estuda-se a viabilidade de suas aplicações, levando em consideração os estudos de viabilidade e replicabilidade tanto para alunos como para professores e obedecendo aos preceitos da Cultura Maker. Este espaço visa a despertar um novo olhar para criação a partir de materiais não estruturados.

Prototipagem e Fabricação Digital
Espaço para a modelagem e produção de protótipos, com o apoio de equipamentos computadorizados, tais como impressora 3D e mesa de corte a laser.

Para o prefeito Péricles Gonçalves o espaço faz parte da preparação do capelense para os desafios contemporâneos “Aqui temos um centro de primeiro mundo, totalmente equipado para atender os desafios atuais da educação mundial. Capela do Alto hoje conta com um moderno centro tecnológico que chega para nossa rede pública e é superior a escolas particulares, esse é o segundo CIEBP do interior de São Paulo. Uma parceria realizada através do Governo do Estado de São Paulo ao qual agradeço o ex secretário de educação Rossieli Soares, o ex governador João Doria e o atual governador Rodrigo Garcia” comentou o prefeito que comemora “Hoje nossas crianças têm aulas de robótica, inovação, mídias sociais, empreendedorismo e prototipagem. Nossa cidade passa por uma forte fase de industrialização graças ao nosso trabalho de atração de empresas e queremos que as melhores vagas de emprego sejam para a população capelense e, para isso, estamos preparando nossas crianças para atender essa demanda. Em breve modernas indústrias tecnológicas estarão implantadas em Capela do Alto e os capelenses sairão na frente através de uma educação inovadora com apoio do CIEBP e nossos profissionais da rede municipal”, finalizou Péricles Gonçalves – Kéke, prefeito municipal. As aulas no CIEBP acontecem através de trilhas formativas e todas as escolas municipais terão participação atendendo mais de 3.000 alunos durante o ano letivo.

Uma cidade inteligente usa tecnologia da informação e comunicação (TIC) para melhorar a eficiência operacional, compartilhar informações com o público e fornecer uma melhor qualidade de serviço governamental e bem-estar do cidadão, Capela do Alto segue investindo forte em tecnologia e sustentabilidade; todas as salas de aulas serão das escolas municipais serão equipadas com TV Smart, introdução de aulas de inglês para alunos desde o 1º ano escolar, ampliação do parque de iluminação em LED, estruturação de parques ecológicos e praças com equipamentos e wi-fi grátis, aplicativo para gerenciamento da vacinação, informatização da rede Saúde e, em breve, um aplicativo que levará diversos serviços de atendimento à população. O novo aplicativo promete trazer o cidadão para o centro da construção de políticas públicas, um novo teatro e escola da música e uma série de outras medidas que levarão Capela do Alto a se tornar cada vez mais uma cidade inteligente.