Quarta-feira, 25 de Abril de 2012 - Atualizado em 04/01/2017 12:09
Salários para 2013

Vereadores capelenses derrubam "veto" do Executivo contra aumento salarial

Na noite desta segunda-feira (23), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Capela do Alto, mesmo sem estar na pauta oficial, o polêmico veto dos salários abusivos entrou na última hora e foi derrubado por 6 votos contra.

A polêmica teve início no dia 12 de março passado, quando os vereadores capelenses aprovaram o aumento salarial de 90% no salário do prefeito, de 70% para os vereadores e 50% para o vice. Sendo assim, os salários a partir de 2013 serão: do prefeito passará dos atuais R$ 5 mil para R$ 9,5 mil. O salário dos vereadores será elevado de R$ 1,7 mil para R$ 3 mil. O vice-prefeito, que ganha hoje R$ 2,5 mil, passará a R$ 4 mil.

Já do dia 13 de março, o chefe do Poder Executivo se declarou contra esse aumento que frisou ser “abusivo”, vetando então o projeto criado e aprovado pelos vereadores. Novamente a decisão dos salários voltou para Câmara Municipal, que mesmo sem estar na pauta oficial da sessão do último dia 23, o “veto” entrou na pauta de última hora e foi derrubado por 6 votos contra, sendo dos vereadores: Manoel Neves (PP), Emilio Pereira de Lima (PV), Josué Correa (PSDB), Terezinha de Fátima Simõis Silva (PSDB), Celio Cleto (PTN) e João Carlos Wincler (PPS). O vereador Idalino Lourenço Nepomuceno (PTN) justificou sua ausência.

Já os vereadores Felipe Simões (PV), e Nilton Adriano dos Santos (PMDB) se posicionaram a favor do “veto” proposto pelo chefe do executivo capelense, durante a sessão. Na sessão do dia 12 de março quando os salários foram aprovados o vereador Felipe foi o único contra o aumento salarial que declarou ser abusivo, já o vereador Nilton foi a favor do salário durante aquela sessão, portanto voltou atrás e acatou o veto do chefe do executivo.

Na tarde desta terça-feira (24), a assessoria do prefeito divulgou a nota de esclarecimentos sobre o assunto as meios de comunicação da região, sobre e as medidas a serem tomadas, confira abaixo:

Confira a reportagem:

Confira a reportagem veiculada no programa “Tem Notícias” nesta terça-feira (24), acessando o link: http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/sorocaba-jundiai/tem-noticias-1edicao/t/edicoes/v/vereadores-de-capela-do-alto-sp-derrubam-veto-do-prefeito-e-aumentam-proprios-salarios/1917485/

Nota:

O chefe do Poder Executivo de Capela do Alto, solicitou a Câmara Municipal no dia 17 de janeiro passado, a revisão anual dos subsídios de que trata o Art. 37, Inciso X da Constituição Federal, referente-se aos índices de inflação acumulados até aquele momento de 16,59% no período de 2009 a 2011. Que o tal pedido não refere-se ao aumento dado para a próxima legislatura 2013 – 2016.

Quanto ao não acolhimento do veto, o Executivo não irá se manifestar por se tratar de uma decisão política, a qual respeita, mas mantém o seu posicionamento anterior. Ou seja, contrário ao aumento no percentual concedido, e já estuda a possibilidade de discussão jurídica do assunto.

Att: Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação de Capela do ALto