SETEMBRO AMARELO: UMA CAMPANHA QUE SALVA VIDAS

09 de setembro de 2021

Saúde

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

?São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

?Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo de Capela do Alto apresenta os serviços disponíveis através do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial 

 Através do CAPS  a população tem acesso a acompanhamento multidisciplinar (com médico, psicólogo, enfermeiro, terapeuta ocupacional, assistente social e psiquiatra) o CAPS oferece atendimento individual, em grupo e com as famílias, e também oficinas terapêuticas que promovem a inclusão desses pacientes no âmbito familiar e social.

Com toda a estrutura física para o tratamento e reabilitação psicossocial dos pacientes o espaço está em nova sede localizada na Rua Prefeito José Guilherme, 265 - Centro - telefone 15 3267 2017

 

Os pontos de atenção de urgência e emergência são responsáveis, em seu âmbito de atuação, pelo acolhimento, classificação de risco e cuidado nas situações de urgência e emergência das pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de droga e álcool.

Mais informações sobre o Setembro Amarelo https://www.setembroamarelo.org.br/

 O CVV - Centro de Valorização a Vida é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio pelo telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente.

Telefone CAPS de Capela do Alto 15 3267 2017