"Semana Estadual de Mobilização Social no combate ao Aedes Aegypti"

28 de fevereiro de 2020

Saúde

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com os Departamentos Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, Atenção Básica, Educação, Projeto Social, CRAS, Departamento de Obras e Meio Ambiente realizaram a “Semana Estadual de Mobilização Social no combate ao Aedes Aegypti” de 10 a 18 de fevereiro de 2020.

Além dos serviços de rotina, que são realizados todos os dias, durante a Semana de Mobilização os Departamentos se empenharam em várias atividades como eliminação de criadouros do mosquito, ações educativas, orientações e conscientização de prevenção das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti. Dentre as ações realizadas fizeram palestras nas escolas, apresentação lúdica, musicalização, brincadeiras, jogos interativos com os alunos, orientações aos educadores e funcionários das esc

olas, creches sobre como eliminar os possíveis criadouros do mosquito.

A equipe da Dengue -ACEs (agentes de controle de endemias) trabalham o ano inteiro no combate ao mosquito, informando sobre a prevenção, realizando a busca e eliminação de criadouros de larvas do Aedes aegypti em imóveis residenciais e comerciais, além de prédios públicos e locais estratégicos como borracharia, ferro velho, terrenos baldios, praças entre outros.

Pedimos a colaboração dos moradores que além de realizar pequenas ações de eliminação de recipientes contendo água parada em suas residências, acolham/recebam os ACEs e ACS (agente comunitário de saúde) em suas casas. Eles sempre se apresentam uniformizados com crachá de identificação para que haja melhoria e efetividade em seu trabalho.

Em nosso município até o momento temos 11 casos notificados da Dengue, desses 07 casos foram descartados, 02 casos deram positivos e os outros 02casos estão em investigação. As cidades vizinhas estão com surtos e epidemia, por isso não podemos vacilar, a campanha chegou ao fim, mas a luta continua.