Secretaria Municipal da Saúde realiza encontro para discussão sobre Arboviroses no Município

18 de julho de 2018

Saúde

Na ultima sexta feira (13) a Secretaria  Municipal de Saúde, realizou a 3ª Sala de Situação das Arboviroses, no município de Capela do Alto

A reunião ocorreu na Secretaria Municipal de Saúde, onde estavam presentes várias Secretarias e Departamentos como: Meio Ambiente, Comunicação, Promoção Social, Segurança Pública, entre outros. Além da presença da Secretaria de Saúde com o novo Diretor Ananias Ribeiro Fernandes e demais setores.

Representantes da Atenção Básica, Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária; Dengue, médicos do Programa Mais Médicos, também estavam no local, além dos representantes do Estado que vieram acompanhar a reunião:  Sra. Catlin e o Sr. Vinicius do Departamento SUCEN- Sorocaba.

Na reunião foram apresentados os índices de infestação predial (casas, terrenos que estão propícios ao armazenamento de água e criação dos mosquitos) da larva do mosquito transmissor das Arboviroses: Dengue, ZIKA, Chigungunya e Febre Amarela encontrados no primeiro semestre: janeiro e março/2018.

Segundo a Coordenadora de Div. VE/VISA Elaine, Capela do Alto está em situação de alerta no Estado de São Paulo, com o índice de 2,4 em janeiro e 1,18 em março, e o limite estabelecido pelo Ministério da Saúde é  < 1.  A coordenadora explique que: “esse índice mostra as larvas dos mosquitos que foram encontradas nas casas dos munícipes.”

Ainda faz um alerta que ainda há falta de conscientização da população sobre o lixo e recipientes que podem acumular água e servir como criadouro para o mosquito Aedes Aegypti transmissor das Arboviroses.

A reunião finalizou com propostas, idéias e possíveis projetos a serem apresentados pelos Departamentos e Secretarias para o segundo semestre de 2018, tendo como previsão a próxima reunião para Outubro/2018 antes das chuvas.