Secretaria de Saúde e vigilância epidemiológica realizam a campanha "fique Sabendo 2016"

25 de novembro de 2016

Saúde

,

A Secretaria da Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Capela do Alto realizará no próximo sábado (26), a campanha "Fique Sabendo 2016". O evento ocorrerá na Praça da Matriz, das 08:00h às 13:00h. Segundo a secretaria, o objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis as DSTs e também na realização de testes rápidos para HIV e Sífilis.

"Essas doenças, quanto mais precocemente diagnosticadas, melhor a qualidade de vida do paciente, visto que a Sífilis tem cura, e o HIV tem tratamento aumentando a sobrevida do paciente", afirmou a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Capela do Alto Enfermeira Elaine Cristina M.V. de Camargo.

HIV - pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da AIDS, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais. A Aids não tem cura, mas os portadores do HIV dispõem de tratamento oferecido gratuitamente pelo Governo: antirretroviral (coquetel). O atendimento é garantido pelo SUS, por meio de ampla rede de serviços de saúde.

SÍFILIS - É uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum. A sífilis tem cura, mas é preciso tratá-la com antibióticos, o tratamento é gratuito.