Quinta-feira, 25 de Outubro de 2012 - Atualizado em 04/01/2017 12:09
Projeto Samuzinho

SAMU realiza projeto "Samuzinho" para 30 jovens

O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Capela do Alto, recebeu no último sábado (20), a visita de 30 jovens para conhecer o trabalho da equipe profissional, as dependências da sede e a viatura (ambulância). A iniciativa faz parte do projeto “Samuzinho” de conscientização sobre os serviços realizados pela equipe.

O projeto de levar as crianças para conhecer a base do SAMU, surgiu através da necessidade de esclarecer a comunidade sobre a hora correta de acionar os serviços de urgência. Outro fator importante é a conscientização sobre os “trotes”, que além de deslocamentos desnecessários da ambulância, podem colocar em risco a vida de pessoas que realmente estejam precisando do serviço.

Durante a programação, os profissionais do SAMU simularam os procedimentos de primeiros socorros em diversas situações envolvendo vítimas. Os visitantes puderam participar sendo voluntários durante a simulação, tornando assim a visita mais dinâmica e interativa. Dentro da programação também assistiram um vídeo educativo sobre a importância do SAMU.

“Essa aproximação junto a comunidade promove a conscientização não só das crianças e dos jovens, mais também de seus familiares sobre quando acionar o 192. E principalmente sobre os ‘trotes’ que acabam não prejudicando somente o serviço, mais também a população”, explicou a coordenadora do SAMU de Capela do Alto, Fernanda Pícoli.

Ainda segundo a coordenadora, a visita foi realizada pelos jovens que participam do projeto social “Aprender Brincando com a Bíblia” no bairro do Morro, e através dessa experiência, o projeto deverá ser estendido para atender também a rede municipal de ensino.

O evento contou com a presença e a cobertura da Tv Sorocaba afiliada do SBT, que entrevistou os jovens e os profissionais durante as atividades do projeto.

A coordenadora do SAMU Fernanda Pícoli,  falou da importância do projeto e da possibilidade de ampliação para a rede municipal de ensino., SAMU realiza projeto "Samuzinho" para 30 jovens
1/2 A coordenadora do SAMU Fernanda Pícoli, falou da importância do projeto e da possibilidade de ampliação para a rede municipal de ensino.
Os profissionais realizaram simulações com os jovens,  e ensinaram algumas técnicas básicas de primeiros socorros., SAMU realiza projeto "Samuzinho" para 30 jovens
2/2 Os profissionais realizaram simulações com os jovens, e ensinaram algumas técnicas básicas de primeiros socorros.