PROGRAMA BANDEIRA CIENTÍFICA DA USP REALIZA DOAÇÃO DE ÓCULOS EM CAPELA DO ALTO

03 de fevereiro de 2020

Tecnologia

Através do Programa Bandeira Científica da USP, em parceria com a prefeitura de Capela do Alto, centenas de capelenses foram contemplados com a ação que contou ainda com a doação dos óculos através da Miguel Giannini Óculos da cidade de São Paulo. Os contemplados foram pré-agendados na central de vagas ou passaram pelos mutirões da USP, que ocorreu pela primeira vez no interior de São Paulo.

Mara conta que havia agendado um exame na unidade de saúde e que foi chamada para participar do mutirão, onde realizou os exames e veio receber óculos multifocais gratuitos. "estou muito feliz em receber meus óculos" ressalta Mara.

Segundo um dos sócios proprietários da ótica, Alvaro, foram 680 óculos para Capela do Alto, "esse ano foi a primeira vez que o Bandeira Científica ocorreu em uma cidade do interior Paulista e Capela do Alto, pelos índices e critérios de avaliação foi a cidade escolhida e o prefeito absorveu e recebeu o projeto". ainda segundo o empresário, "Capela do Alto surpreendeu pelo alto índice de pessoas que necessitavam de óculos, houve um treinamento com os professores da rede pública municipal para que eles executassem testes no alunos e isso contribuiu para os encaminhamentos das crianças", concluiu Álvaro da óticas Miguel Giannini que doou os óculos aos capelenses.

Quem precisa sabe como é caro comprar um par de óculos. A questão financeira é citada pelo Paulo Sério como o principal empecilho para a solução do problema de vista, "fiquei sabendo da ação pelas redes sociais, achei o mutirão muito bem organizado e parabenizo os envolvidos pois seria um custo para meus 2 netos de no mínimo 2.000 reais e hoje eu vim recebe-los gratuitamente através desse Programa maravilhoso, completou o capelense.

E como muitos problemas oftalmológicos são silenciosos, é comum crianças chegarem à idade escolar sem terem sido submetidas a exames preventivos, o que pode causar danos à saúde, além de atrapalhar no rendimento em sala de aula. Para ter uma ideia, o último relatório divulgado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia estima que, só no Brasil, são 15 milhões de crianças em idade escolar com erros de refração (miopia, astigmatismo e hipermetropia). Estas alterações, quando não corrigidas, podem ser a causa de mau desempenho escolar.

Graças ao Programa Bandeira Científica centenas de crianças receberam óculos para iniciar o ano letivo escolar. Uma das mães presentes, Tatiane, veio retirar os óculos para a filha e disse que se surpreendeu quando soube da doação dos óculos, "minha filha tinha muita dificuldade na escola e agora com os óculos com certeza o rendimento dela será melhor, ela está no terceiro ano e ainda não aprendeu ler e escrever e, com certeza, agora terá um melhor desempenho, pois identificamos o problema que atrapalhava seu aprendizado", concluiu Tatiane.

O diretor de Saúde do município José Reinaldo, ressalta a importância do Programa Bandeira Científica, "foi maravilhoso pra nós receber esse magnífico Programa em nossa cidade, especialmente nesse domingo onde foram entregues mais de 500 óculos para população capelense junto com a USP, através do Programa Bandeira Científica e da ótica Miguel Giannini que executou as doações em parceria com o Programa que foi inédito em nossa cidade", concluiu o diretor.

O Bandeira Científica é um projeto de extensão em saúde da Universidade de São Paulo composto por diversas áreas do conhecimento, cujos estudantes atuam de maneira interdisciplinar a fim de fazerem atendimentos, e atividades de prevenção e promoção na atenção em saúde. Está baseado no tripé educação, assistência e pesquisa. Os critérios que delineiam a escolha do município que receberá o Projeto Bandeira Científica. A cada ano, o projeto desenvolve uma parceria com um município brasileiro diferente, cuja escolha se dá através de determinados critérios:

· Cobertura do Programa de Saúde da Família: é preferível que o programa cubra mais de 50% da cidade.

· População: o município deve apresentar população entre 20 e 60 mil habitantes.

· Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): a cidade escolhida deve apresentar IDH entre 0,5 e 0,7.

A prefeitura de Capela do Alto apoiou o Programa através da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Promoção Social, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Obras e Serviços e administração.