Prefeitura inicia colocação de papeleiras na cidade

11 de outubro de 2016

Teve início na última quinta-feira, dia 29 de setembro, o trabalho de colocação das papeleiras de lixo reciclável e não reciclável em Capela do Alto. Inicialmente, serão implantadas essas papeleiras no mesmo trecho que já recebeu a implantação dos contentores.

Essas papeleiras serão implantadas em postes de iluminação pública e postes de sinalização de trânsito, respeitando sempre um limite máximo de distância um do outro, como forma de manter a disposição do cidadão a possibilidade de descarte de materiais.

Serão instaladas ao todo 260 papeleiras azuis e 120 papeleiras verdes, divididas da seguinte forma: cor verde: materiais recicláveis e na cor azul: materiais não recicláveis, ambos provenientes do nosso lixo de mão.

Projeto

A instalação de contentores e papeleiras em Capela do Alto foi viabilizada pelo Departamento de Meio Ambiente, através de seu diretor Waldnir Gomes Moreira - Mi Gomes, que apresentou o projeto da primeira fase desse projeto no FEHIDRO - Fundo Estadual de Recursos Hidricos do Estado de São Paulo. O valor dessa primeira fase foi de 390 mil reais.

Os contentores tiveram sua instalação iniciada já em meados de julho de 2016, quando o município atravessava sua pior crise financeira, necessitando inclusive realizar cortes no sistema de coleta de lixo na cidade.

A implantação dessa primeira fase do projeto possibilita, entre outras coisas, agilidade na coleta, reduz o consumo de combustível, maior segurança e condições de trabalho aos coletores, minimiza o risco de enchentes, pois diminui drasticamente o lixo espalhada pela cidade, além de proteger contra ação de cães e gatos.

Para o prefeito de Capela do Alto, Marcelo Soares da Silva, a implantação desse projeto na cidade foi de grande importância e precisa ser continuado: "iniciamos a primeira etapa desse projeto e já pudemos presenciar uma melhora substancial na qualidade de coleta de lixo. O projeto foi um sucesso: reduziu custos de operação, melhorou a qualidade de trabalho dos nossos colaboradores e, principalmente, deixou a cidade mais bonita. É preciso agora dar inicio a nova etapa desse projeto, para que possamos chegar em 100% da área de Capela do Alto, incluindo Distrito do Porto, Iperozinho e área rural", disse o prefeito.

"É importante lembrar que a coleta seletiva de material reciclável continua normalmente e por isso a conscientização da população quanto a continuidade de separação do lixo reciclável no saco verde é fundamental", disse Mi Gomes, diretor de Meio Ambiente.

Veja mais: https://youtu.be/qeJZL43_AIU