Prefeitura de Capela do Alto realiza estudo ambiental na área do antigo aterro municipal

15 de abril de 2019

Meio Ambiente

Durante anos a prefeitura de Capela do Alto depositou os resíduos da cidade no antigo aterro no bairro do cercadinho. Em 2010 foi proibido o descarte de resíduos em aterros e lixões, sendo permitido somente nos aterros sanitários com obras de engenharia suficientemente capaz de não permitir que o chorume gerado pela decomposição dos resíduos contaminassem o solo e a água.

A operação do aterro foi paralisada no ano de 2013 e desde então a prefeitura de capela do alto passou a encaminhar seus resíduos para aterros sanitários. Sendo assim, a prefeitura vem realizando estudos ambientais na área, onde a prefeitura fez sondagens e implantou poços de monitoramento para verificar se os resíduos depositados durante anos contaminou a área, e infelizmente, tivemos o resultado de que uma parte da área estava contaminada. Com este resultado, a prefeitura partiu para a próxima etapa de gerenciamento de áreas contaminadas, o qual verificará até onde chegou a contaminação e se esta pode ser prejudicial para a população do entorno. Atualmente, este estudo está em andamento, com recurso estadual do FEHIDRO e prevê-se a obtenção dos resultados em julho de 2019.