Segunda-feira, 01 de Março de 2010 - Atualizado em 04/01/2017 12:05
Geração de Renda

Numa mesa de aço inox ela sova a massa formada pela mistura da farinha de trigo, ovos, leite morno, uma medida de água e outra de óleo, além do fermento e as pitadas de açúcar e sal. A máscara no rosto e a toca de cabelo não deixam transparecer os traços do esforço que faz. Concentrada, ela testemunha os ingredientes se homogenizarem e ganharem uma textura viscoelástica: o ponto recomendado pela professora.

Conciliando seu trabalho com o curso, Andréa Fernanda Corrêa (36) é uma das primeiras alunas do curso de Padaria Artesanal, promovido pela Secretaria Municipal de Promoção Social de Capela do Alto. A jovem capelense conta que procurou o curso por gostar de aprender coisas novas. “Eu adoro mexer na cozinha. Primeiro eu quero aprender bem para depois, quem sabe, poder vender alguma coisa”, pondera ela, enquanto sova pela primeira vez a massa.

Oportunidades e conhecimento. Estes são os principais ingredientes da massa que vem alimentando os sonhos das 20 mulheres capelenses, que freqüentam as aulas deste curso de Padaria Artesanal. As aulas que tiveram início no último dia 16, acontecem sempre nas manhãs das terças e quintas-feiras, no Centro de Capacitação implantado pela Secretaria, na região central da cidade, com todos os equipamentos necessários.

Receitas Práticas

Esta é a primeira vez que a experiente professora Elenice Aparecida Cubas de Souza (40) foi convidada a ministrar um curso na cidade. A capelense é testemunha de que os doces e salgados preparados artesanalmente, são uma boa forma alternativa para reforçar a renda familiar. Aliás, as coxinhas e risoles que aprendia a fazer no curso do Senac, ajudaram a custear as passagens para Águas de São Pedro, para freqüentar as aulas.

Em cada aula as alunas aprenderão a fazer duas receitas. Nesta primeira o cardápio foi bastante interessante: Rocambole do Bar do Zeca e Pizza Tipo Bolinha. “Na medida em que aprendem um prato, estimulamos as alunas a praticar em casa e, se desejarem a vender, pois além do modo de preparar e das tradicionais dicas, elas já receberam aulas de segurança alimentar, higienização e custo”, comenta a professora.

Segundo informou a secretária municipal de Promoção Social, Rosana Simões da Silva, este é o segundo curso profissionalizantes de média duração, criado pela Prefeitura, como forma de gerar renda e qualificação as famílias em situação de vulnerabilidade social. “Já implantamos o curso costura, agora o de Padaria Artesanal e temos a previsão de implantar outros cursos, como o de artesanato, além do de manicure e pedicure. Muito além do que cursos, queremos promover as pessoas atendidas por estes cursos”, disse a secretária.

Qualificação

Oportunidade de renda é o que busca Rosana Aparecida Apostólico (42). Depois de muito tempo trabalhando em lojas como vendedora, a dona de casa aposta nos ensinamentos que vai obter durante as aulas, para reforçar seus ganhos. “Minha irmã me fala que o quê dá dinheiro é salão de beleza e salgado. Estou aqui para me qualificar e quem sabe arrumar algum emprego”, ressaltou a aluna.

Encontrar seu espaço ao sol. Este é o objetivo da estudante Sabrina Aparecida Alves (22). Ela já frequenta o terceiro ano do curso de Técnico de Alimentos em Sorocaba. Enquanto aguarda uma vaga de estágio, ela aproveita para aprofundar seus conhecimentos na área. “Na escola aprendemos a trabalhar mais com alimentos industriais. Estou neste curso porque quero aprender como se prepara receitas artesanais, que podem ser uma boa alternativa de renda”, afirmou Sabrina.

Andréa gosta de cozinhar e quer aprender novas receitas durante o curso, Padaria Artesanal: curso promovido pela Prefeitura alimenta o sonho de 20 mulheres em Capela do Alto
1/2 Andréa gosta de cozinhar e quer aprender novas receitas durante o curso
Enquanto aguarda oportunidades de estágio do curso de técnico de alimentos,  Sabrina aprofunda seus conhecimentos nas aulas da professora Elenice, Padaria Artesanal: curso promovido pela Prefeitura alimenta o sonho de 20 mulheres em Capela do Alto
2/2 Enquanto aguarda oportunidades de estágio do curso de técnico de alimentos, Sabrina aprofunda seus conhecimentos nas aulas da professora Elenice