Guarda Civil Municipal inicia a campanha "CEROL NÃO EMPINE ESSA IDEIA"

29 de junho de 2018

Segurança

A Guarda Civil Municipal (GCM) iniciou nesta segunda-feira 25 a campanha "CEROL NÃO EMPINE ESSA IDEIA" que tem como objetivo levar conscientização quanto ao perigo do uso de cortante na linha usada para empinar pipas. Voltada para crianças e adolescentes, esta é a segunda vez que a campanha é realizada neste ano e, além do cerol, a chamada linha "chilena" também é alvo da ação.

Adultos flagrados fazendo uso desses materiais, transportando ou comercializando serão autuados de acordo com a Lei Municipal 1300/2005, que prevê multa de R$ 1.600,00. Ainda estão sujeitos a aplicação de infração penal, Nos casos que envolverem menores de idade, pais ou responsáveis serão identificados e responsabilizados.

Além de fiscalizar a brincadeira de soltar pipas, a GCM ministra palestras nas salas de aulas nas escolas municipais

"O Comandante da Guarda Civil Municipal Rodrigo Carapelli acredita que a prevenção é sempre o melhor caminho, mas intensificaremos a fiscalização nos períodos de férias, onde crianças e adolescentes optam pela brincadeira de baixo custo sem tomar os cuidados necessários, muitas vezes colocando em risco sua vida e das outras pessoas"

Tanto o cerol como a linha chilena são responsáveis por vários acidentes envolvendo crianças e adultos. De acordo com a Guarda Municipal, a campanha é realizada nessa época do ano pois, com as férias escolares e o início do período de ventos mais fortes, começa a temporada das pipas.

Soltar pipas é uma das mais antigas formas de diversão na infância, mas deve ser praticada de forma segura. Para isso, a GCM recomenda que a garotada procure espaços abertos, longe da fiação elétrica e de vias com grande fluxo de veículos, para evitar acidentes.

A Guarda Municipal ainda conta com a colaboração da comunidade que pode fazer denúncias pelo número 153 ou diretamente na GCM, pelos telefones 3267-2153