Defesa Civil de Capela do Alto vistoria pontos prejudicados pela chuva

06 de janeiro de 2016

A equipe da Administração Municipal de Capela do Alto tem vistoriado desde segunda-feira (4), diversos pontos do município afetados pelas chuvas da última semana. O trabalho de fiscalização foi realizado pelo coordenador da Defesa Civil do município, Francisco Carlos Severino, acompanhado do diretor de Obras e Serviços, Tiago Blanes e o diretor de Meio Ambiente, Mi Gomes.

Segundo o coordenador, ainda não é possível contabilizar todos os estragos causados pela forte chuva. Algumas pontes foram danificadas com as chuvas. "Choveu muito em pouco tempo, e alguns pontos de maior fluidez de água não suportaram e romperam", destaca Francisco.

Os pontos de maior relevância e que estão sendo monitorados diariamente são na Rua Higino Moreira, Rua Jorge A. de Oliveira, Rua Francisco Tertuliano Lopes e Estrada do Cercadinho. "Todos esses locais são em pontos de córregos que transbordaram durante as chuvas da última semana e a força da água danificou os aterros desses locais. Na Rua Higino existe a suspeita do rompimento de um cano da rede de água ter causado o desmoronamento", explicou o coordenador.

Já na Rua Jorge A. de Oliveira, o desmoronamento do aterro derrubou algumas árvores que romperam a tubulação de esgoto no local.

Ainda estão sendo feitos os estudos para contabilizar os prejuízos causados na extensão do município. "Estamos com nossas equipes reparando e fazendo as medidas paliativas para amenizar maiores transtornos. E estamos encaminhando os laudos da Defesa Civil para buscarmos captar recursos para recuperação desses pontos", disse o prefeito Marcelo Soares da Silva, que visitou os locais.

O coordenador da Defesa Civil pede para os moradores para informar qualquer anormalidade que esteja acontecendo em pontes e região próximas aos córregos e rios que passam pelo município. "O período é de chuvas e pedimos que a população nos ajude monitorando novos pontos de risco. Os telefones da Defesa Civil são: 3267-2153 ou pelo 199 da GCM", finalizou Francisco.

Após o estudo realizado pelo Departamento de Obras e Serviços na Rua Higino Moreira, foi verificado o deslocamento da tubulação da barragem que existe no local. Na tarde desta quinta-feira (7), a equipe da Divisão de Serviços encontrou o rompimento da tubulação que foi causado pelo grande fluxo de água que acumulou durante as chuvas dos últimos dias.

Segundo apurado pela Casa da Agricultura de Capela do Alto, nos primeiros três dias de janeiro, choveu 60 mm, o que era esperado para 15 dias. Além destes dados, em novembro foi registrado no município, 402 mm de chuvas, uma marca histórica desde 1989 quando começou a ser registrado no município. Ainda segundo os dados oficiais, em 60 dias, foram registrados mais de 700 mm de chuvas em Capela do Alto.

Sendo assim, foi descartado a possibilidade do rompimento da rede de água ter causado os problemas na localidade. O serviços de reparo serão realizados nos próximos dias pela equipe da Prefeitura.

Confira o vídeo abaixo:

#DefesaCivil #ReparosExcesso de chuvas e deslocamento de tubos causaram o desmoronamento na Rua Higino Moreira Saiba...

Publicado por Prefeitura Capela Do Alto em Quinta, 7 de janeiro de 2016

(Atualização da matéria 07/01/2016 - 17:05)