Cresce número de denúncias sobre infestação de carrapatos e vigilância sanitária emite nota orientando a população sobre cuidados básicos

12 de abril de 2022

A Secretaria de Saúde Municipal vem por meio da Vigilância Sanitária informar que estão sendo registradas várias denúncias a respeito de carrapatos aqui no município, visto que, alguns desses carrapatos foram enviados pela Vigilância Epidemiológica para a análise e não se tratam do carrapato estrela que transmite a febre maculosa, mas sim o Rhipicephalus sanguineus (carrapato comum) encontrado em cachorros, gatos e cavalos que não transmite a febre maculosa.

A Prefeitura Municipal de Capela do Alto não presta o serviço de dedetização, por isso é importante que cada cidadão faça a sua parte cuidando de sua casa e de seus animais, segue abaixo algumas dicas que podem ser feitas.

INFORMATIVO SOBRE CARRAPATOS

O que fazer em casos de infestações em sua casa?
Aplique um produto antipulga e anticarrapato. Seu veterinário é a pessoa que pode indicar um tratamento seguro e eficaz para o seu animal de estimação. Lembre-se de aplicar o tratamento no mesmo dia em que você limpar a sua casa.
Pulverize sua casa com um pesticida no chão e nas paredes, procure passar em trincas e buracos que possam existir. Os tratamentos naturais não são fortes o suficiente para matar pulgas e carrapatos. Por isso, para acabar com a infestação em sua casa, você terá que aplicar um pesticida e repetir aplicações sempre. Siga as instruções do fabricante.