Campanha Contra Hepatite

19 de outubro de 2017

Saúde

 

 

    Segundo o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, pesquisas realizadas indicam que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da AIDS, e que, dentre estas, cerca de 255 mil nunca teriam feito um teste de diagnóstico e, por isso, não conhecem sua sorologia.

   “Em relação às hepatites B e C os sintomas que muitas vezes não são notados, são doenças que podem evoluir para quadros crônicos, cirrose e câncer de fígado. Para um acompanhamento mais adequado e obtenção da cura, é importante que o diagnóstico seja realizado o mais precocemente possível” relata a Enfª Elaine Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Capela do Alto.

   Neste último domingo 15/10 a Secretaria Municipal de Saúde em parceria e apoio do Rotary estiveram na praça em frente à escola “Coronel”, onde é realizado a feira. Realizando testes rápidos para a detecção de HIV, Hepatites B e C e Sífilis. Foram num total de 70 voluntários e foram realizados 280 testes com diagnósticos em menos de 20 minutos. A Enfª Elaine enfatiza que aqueles que não tiveram a oportunidade de realizar o teste pode procurar qualquer UBS mais próxima de sua casa e/ou a Vigilância Epidemiológica para realização dos testes; também avisa que terá mais eventos como Outubro Rosa, Novembro Azul e Fique Sabendo, todos ainda esse ano.

,
voluntários da campanha contra hepatite c

,
participantes realizando o teste

,
participantes do evento realizando os testes